10 motivos para você investir em soluções de arquitetur

Categoria

Você sabe o que são soluções de arquitetura e como elas podem auxiliar nos seus processos de venda de imóveis? Soluções de arquitetura são tecnologias e produtos que oferecem um complemento ao trabalho do arquiteto na criação de seus projetos, principalmente na hora de apresentá-los ao cliente final.

Alguns exemplos desse tipo de solução com os quais você pode contar dentro dos seus projetos e até mesmo na sua construtora, incorporadora ou imobiliária, são a maquete eletrônica, o passeio virtual e o tour 360.

Neste artigo vamos explicar com mais detalhes o que é cada um deles ao mesmo tempo em que mostraremos 10 excelentes motivos pelos quais você precisa investir em soluções de arquitetura para alavancar o crescimento do seu negócio. Vamos lá!

  1. Apresentação de impacto ao cliente

Um dos motivos mais evidentes para o investimento em soluções de arquitetura para o seu escritório é a apresentação do projeto aos clientes. Utilizando materiais como a maquete eletrônica — que é uma fotografia estática construída em softwares especializados de renderização —, você consegue apresentar o projeto com riqueza de detalhes gerando um alto impacto final.

Importante sinalizar que a apresentação de um projeto modelado em 3D pode ser feita desde as primeiras etapas já desenhadas, não é preciso aguardar até a entrega final. Assim construtora e cliente vão alinhando todas as arestas e deixando o projeto exatamente do jeito desejado pelo cliente.

  1. Agregar valor ao empreendimento imobiliário

O uso da maquete eletrônica também pode contribuir agregando valor ao seu lançamento de empreendimento imobiliário. Isso porque a visualização do projeto em si fica mais clara e o cliente consegue acompanhar desde as primeiras ideias, sem precisar que o projeto seja construído fisicamente até o final para ver como vai ficar.

Uma forma bacana de aproveitar esse recurso para esta finalidade é a de realizar comparativos entre as formas dos ambientes, ou seja, mostrar como era antes e como ficará depois do projeto finalizado. Isso costuma brilhar os olhos dos clientes!

  1. Redução de custos

Outro ponto positivo do uso de soluções de arquitetura, este mais para a sua empresa do que para a visão de cliente, é o de redução de custos. Isso porque com o uso de soluções como a maquete eletrônica você elimina os custos relacionados à decoração física de obras, showroom e eventos presenciais, deslocamento de funcionários e até mesmo compra de materiais.

Tudo isso pode ser otimizado para tornar o seu processo menos oneroso e mais eficiente, culminando ainda em uma redução de custos no final de cada mês.

  1. Aumento do retorno investido

Em paralelo à redução de custos, o aumento do seu ROI (Retorno sobre o Investimento) em soluções de arquitetura é garantido. Pode ser que em um primeiro momento soluções como um tour 360 — solução que permite a criação de uma navegação tridimensional por parte do cliente como se estivesse localizado dentro do imóvel — pareçam muito caras.

No entanto, é no retorno ao longo do tempo que você vai identificar o quanto estará ganhando em otimização de processos e equipes, satisfação de clientes e até mesmo vendas. Faça as contas e entenda porque vale a pena investir em soluções de arquitetura.

  1. Fidelização do cliente

Transmitir confiança e credibilidade é fundamental dentro de um processo de venda de imóveis. Principalmente por se tratar de um ciclo complexo, com um produto que não é comprado todos os dias ou aleatoriamente, é preciso que o cliente demonstre que acredita na sua empresa.

Dentre outras questões como posicionamento de marca e cases de sucesso, uma forma de contribuir com essa geração de confiabilidade é por meio do investimento em soluções de arquitetura. Apresentar um projeto com requintes de detalhamento e com o máximo de transparência possível é uma forma de deixar o cliente seguro e 100% confiante de que fez a escolha certa ao fechar negócio com você.

  1. Aproximação com cliente

Este benefício é uma consequência direta da fidelização, porque uma vez que os clientes confiam no seu trabalho é natural que eles estejam cada vez mais próximos. E estar próximo aqui não é fisicamente, até devido ao que vivenciamos durante a pandemia de coronavírus é possível imaginar que não seria.

Esta aproximação vem de um alinhamento de valores, da compreensão do negócio como um parceiro e não somente como um fornecedor, e da visão de entrega de valor para além somente do imóvel. Comprar um apartamento ou uma casa é um sonho realizado para muitas pessoas, então utilizar soluções de arquitetura para apresentar esse sonho começando a se tornar realidade é uma ferramenta muito eficiente na construção de relacionamentos mais próximos com os clientes

  1. Praticidade

Vamos falar sobre praticidade? Então pense na sua equipe de vendas apresentando imóveis aos clientes por meio do celular ou tablet, a distância e sem a necessidade de sincronicidade. Uma forma através da qual isso já se torna realidade é com o uso de passeio virtual — imagens renderizadas e animadas, em movimento e com trilha sonora —, que é o equivalente a um vídeo porém da obra ainda não construída.

Ao dar o play, o cliente poderá visualizar todos os cômodos de forma detalhada, com volumes, sombras, cores e texturas, e poderá fazer isso a qualquer momento do dia que desejar, durante quanto tempo achar necessário. Essa praticidade que a sua construtora ganha com as soluções de arquitetura é mais um excelente motivo para sua implementação.

  1. Persuasão e argumentação de venda

Não há melhor contra-argumentação diante de objeções de venda do que algo que o cliente pode sentir na própria pele. Assim, além de contar com toda a documentação gerada durante o projeto em mãos na hora de negociar, esteja também de porte de soluções de arquitetura como a maquete eletrônica para apresentar ao cliente.

Ao surgirem dúvidas pontuais acerca do projeto, mostrar ao cliente sem termos complexos e técnicos, com uma visualização clara e objetiva do que é aquilo que está sendo questionado, com certeza se torna uma estratégia de persuasão e argumentação de venda. Este é mais um motivo pelo qual você precisa investir em soluções de arquitetura.

  1. Aumento na conversão de negócios

Já parou para pensar na quantidade de negócios que poderiam ser fechados com um maior investimento em soluções de arquitetura? Desde o processo de atração de clientes, passando pelo relacionamento até a concretização da venda, as soluções de arquitetura podem contribuir em todas as etapas.

Na atração de clientes os materiais produzidos como maquetes eletrônicas, passeios virtuais ou tours 360 podem ser utilizados como conteúdo dentro de uma estratégia de marketing imobiliário. Isso chama a atenção e evidencia um diferencial do seu negócio. Na etapa de relacionamento, ir mostrando ao cliente ao longo do projeto como está evoluindo também ajuda muito a mantê-lo satisfeito e interessado. E na etapa da venda já falamos bastante: a maquete eletrônica pode ser a sua cartada final. Por isso, não deixe de considerar!

  1. Apoio de profissionais especializados

Por último e com certeza não menos importante, o apoio de profissionais especializados que vem junto à contratação de soluções de arquitetura é um toque a mais no seu processo como um todo. Isso porque toda a modelagem dos projetos arquitetônicos será executada por profissionais altamente capacitados que estarão prestando serviços para você.

Além desse suporte, você terá ao seu lado parceiros qualificados que poderão contribuir com sugestões, identificar oportunidades de melhorias e prestar esclarecimento a qualquer momento dentro do seu escopo de trabalho sobre eventuais dúvidas que venham a surgir.

Contar com soluções de arquitetura com maquete eletrônica, passeio virtual e tour 360 é um caminho sem volta que nós recomendamos fortemente que você descubra. São inúmeros benefícios desde a melhoria da cultura interna da empresa até o relacionamento com o cliente e o aumento de vendas.

Quer saber mais sobre projetos residências e comerciais?

Clique no link e solicite seu orçamento:

http://bit.ly/falecomb2bcom